segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cortinas: Estilo e Personalidade.

Item de primeira necessidade nas residências, as cortinas que antigamente eram consideradas meras coadjuvantes hoje são parte importante da decoração.

Existem diversos modelos que podem se adaptar tanto ao espaço quanto ao estilo do morador, além disso, há também uma grande diversidade de tecidos, que podem deixar sua cortina com “personalidade” e transforma - lá no ponto central da decoração.

Veja abaixo alguns modelos:

Cortina ilhós:

São muito utilizadas em salas (jantar e estar) e quartos e trazem sofisticação e elegância ao ambiente. Os tecidos mais utilizados são: seda, gaze de linho e voil. Para esse modelo de cortina costuma-se utilizar forro que pode ser feito em poliéster, tergal verão ou blackout, dependendo do ambiente, da insolação e da atmosfera que o morador quer criar.
Sua instalação pode ser feita em parede ou teto e utiliza-se varão para acomodar a cortina. Existem vários acabamentos para o varão e seus acessórios, porém o mais utilizado hoje em dia é o cromado.


Cortina em cortineiro:

Esse modelo de cortina segue o mesmo estilo da cortina ilhós com o diferencial de sua instalação ser feita em trilho, chamado suíço. Além disso, o trilho fica “escondido” pela moldura de gesso instalada no ambiente, formando uma espécie de “caixa” para a cortina. É o que chamamos de cortineiro.



Cortina/Persiana com xale:

Outra idéia bastante comum é usar uma cortina ou persiana (madeira, alumínio, duette, romana etc.) combinada com xale de tecido nas laterais.



Além das cortinas feitas em tecidos, hoje em dia existem alguns modelos de persianas que também seguem o mesmo padrão.
São persianas confeccionadas por marcas renomadas em tecido e que são considerados sonho de consumo, por sua qualidade, versatilidade, elegância e tecnologia.
Oferecem possibilidades de luminosidade e escurecimento,maior conforto visual e térmico bloqueando os raios UV, protegendo o ambiente contra a radiação solar e raios UV.



Para fazer a cortina certa para cada ambiente o ideal é procurar um local especializado, com profissionais que vão até a residência ver o ambiente e quais as necessidades que tem de ser atendidas naquele espaço.
Muitas lojas contam com esse serviço e tem atendimento personalizado, é só procurar uma e mãos a obra.

Algumas dúvidas frequentes:

  • Para cortinas o ideal é "passar" cerca de 0.15 cm de cada lado da janela, para persianas recomenda-se 0.10 cm de cada lado.
  • Para instalação em cortineiro use obrigatoriamente trilho.
  • Para locais onde bate muito sol recomenda-se usar tecidos com maior porcentagem em poliester, pois estes não queimam como os tecidos naturais. Outro recurso muito utilizado é combinar a cortina com a utilização de um forro blackout.
  • Os tecidos mais fáceis para lavar em casa são os sintéticos, como por exemplo, o voil.
  • Os modelos de prega mais utilizados em cortina são dois: 
Prega macho:


Prega americana:

 
Fotos retiradas da internet e do site: http://www.luxaflex.com.br/.

Nenhuma das fotos utilizadas neste post pertence à Espaço Interiores. Se algumas dessas fotos for sua e você desejar sua remoção favor enviar um e-mail para fabianaalc.projeto@hotmail.com que iremos retirar do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário