segunda-feira, 7 de maio de 2012

PAPEL DE PAREDE X TECIDO NA PAREDE: QUAL A MELHOR OPÇÃO

São muitas as opções para deixar a casa mais aconchegante e bem acabada. A utilização de cortinas, um layout bem definido, um bom projeto de iluminação, e o mais importante, um projeto arquitetônico bem feito e coerente com as necessidades do morador e com o clima local.

Mas e quando o assunto é decoração de parede, quais são as opções? Saindo do lugar comum, com a utilização de tintas, atualmente um dos recursos mais usados para esse fim é a aplicação de papel de parede ou tecido nas paredes.
Por isso vamos descobrir hoje quais as diferenças, vantagens e desvantagens de cada material.

O tecido é originalmente usado em tapeçaria, na confecção de almofadas, sofás e cortinas.
A inspiração para a utilização de tecidos em paredes veio da Europa, onde o clima é mais frio, o que nos remete a idéia de aconchego, trazendo maior conforto térmico.
Para o nosso clima tropical (principalmente em cidades quentes, como Ribeirão Preto) a utilização de tecidos se torna inviável. Além do acumulo de poeira essa pratica deixa a sensação de um ambiente mais quente. Não podemos esquecer da manutenção desse material, que normalmente é mais complicada, e embora exista tecidos com tratamento impermeabilizante, se não for feita corretamente pode até mancha- lo, perdendo-o completamente.

Teoricamente os dois materiais causam o mesmo efeito estético na parede. O papel de parede tem uma grande variedade de estampas e pode ser usado em praticamente todos os ambientes da casa (exceto banheiros e área externa). A manutenção do papel de parede é mais pratica, pois é necessário apenas um espanador de pó. Dependendo do tipo e qualidade do papel de parede pode-se utilizar em sua limpeza um pano levemente úmido.

A instalação de ambos é bem parecida, tem de ser feita por um profissional especializado e com uma cola especifica.

Como arquiteta já trabalhei com os dois materiais e posso assegurar que ambos são de excelente qualidade e de ótimo acabamento. É importante lembrar que o papel de parede é um material próprio para a aplicação em paredes, pois foi desenvolvido com essa finalidade. Porém a escolha entre um material ou outro fica a critério do profissional ou cliente que irá escolher o que melhor se encaixa no ambiente.

Abaixo algumas imagens ilustram tecido e papel de parede:

TECIDO X PAPEL DE PAREDE

 
Floral:


Listra:





Linho Liso:


Linho Listrado:

    




















 
Esses modelos de tecidos e papéis de parede e muitos outros você pode encontrar na Espaço Interiores Projetos e Decorações, na Av. Prof. João Fiusa 1460 - loja 02 - Alto da Boa Vista.

Imagens: Espaço Interiores

Nenhum comentário:

Postar um comentário